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Cobranças indevidas e abusivas

Cobrança indevida de tarifas bancárias, o que fazer?

A cobrança indevida de tarifas bancárias está entre as principais reclamações registradas pelos órgãos de defesa do consumidor no Brasil. Muitas pessoas não sabem que é possível ter uma conta corrente sem pagar qualquer taxa, além de receber de volta valores cobrados sem base legal pelos bancos. A Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central determina […]

Cobranças indevidas e abusivas

Como cancelar cobrança abusiva por serviços de streaming?

As cobranças indevidas e abusivas por serviços de streaming são problemas comuns que muitos consumidores enfrentam. Felizmente, existem leis e mecanismos de defesa do consumidor que podem ajudá-lo a resolver essas situações. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), prestadores de serviços não podem enviar ou fornecer qualquer produto ou serviço sem […]

Problemas com produtos

Produto novo com defeito, posso pedir substituição?

Receber um presente nem sempre é sinônimo de satisfação garantida. A pessoa que adquirir um produto e ele não servir ou apresentar algum defeito tem o direito de troca. Quem determina as situações em que a substituição é possível é o Código de Defesa do Consumidor. Existem situações em que a troca é obrigatória e, […]

Cobranças indevidas e abusivas

Cobrança indevida de taxa de manutenção, como proceder?

A cobrança indevida de tarifas bancárias está entre as principais reclamações registradas pelos órgãos de defesa do consumidor. Muitas pessoas não sabem, entretanto, que é possível manter uma conta corrente sem pagar qualquer taxa — além de receber de volta valores cobrados sem base legal pelos bancos. A Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central (BC) […]

Cobranças indevidas e abusivas

Erros de cobrança em boletos bancários, o que fazer?

Lidar com cobranças indevidas e abusivas pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando se trata de boletos bancários. Neste artigo, você aprenderá a identificar erros comuns, conhecer seus direitos como consumidor e tomar as medidas necessárias para resolver problemas de cobrança. Desde boletos não registrados, erros no código de barras até boletos vencidos, entenderemos as […]

Problemas com produtos

O que fazer se o fabricante se recusa a reparar um defeito?

Quando um produto apresentar vícios, ou seja, qualquer anormalidade que afete a funcionalidade do produto (sem riscos à integridade do consumidor), dentro do prazo de garantia, o consumidor deverá encaminhá-lo ao estabelecimento onde foi realizada a compra, ao fabricante, ou à assistência técnica autorizada, de acordo com a sua escolha, para que o produto seja […]

Cobranças indevidas e abusivas

Cobrança indevida por atraso de pagamento já quitado, como agir?

De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o consumidor que é cobrado na Justiça por dívidas ilegais já pagas pode ter direito à devolução em dobro, mesmo que não tenha feito o pagamento do valor exigido indevidamente. Essa prática, conhecida como cobrança indevida, pode gerar diversos prejuízos para o consumidor, incluindo […]

Problemas com produtos

Qual o prazo para reclamar de um produto com vício oculto?

O prazo decadencial para o consumidor reclamar de vício oculto em produtos duráveis – que apresentam problemas não perceptíveis à primeira vista – inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito, e não na data da aquisição do produto. Os bens de consumo possuem uma durabilidade prevista conforme suas singularidades, assim, qualquer inadequação ocorrida […]