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Problemas com planos de saúde

Como contestar a exclusão de dependentes no plano de saúde?

A recente situação que envolve a exclusão de dependentes dos planos de saúde familiares da SulAmérica trouxe à tona questões significativas sobre os direitos dos consumidores. Diante desse cenário, é fundamental que os consumidores estejam cientes de seus direitos dos beneficiários de planos de saúde e das possíveis ações legais que podem ser tomadas para […]

Problemas com planos de saúde

Reembolso negado pelo plano de saúde, como proceder?

Seu plano de saúde negou a cobertura para algum procedimento médico e você precisou pagar do próprio bolso? Você sequer teve tempo de acionar seu plano de saúde para buscar a cobertura, tamanha a situação de urgência? Saiba que é possível mover uma ação de reembolso contra o plano de saúde e reaver os valores […]

Problemas com planos de saúde

Negativa de exames pelo plano de saúde, quais são seus direitos?

Os planos de saúde são um importante instrumento de proteção à saúde dos brasileiros. No entanto, as negativas de cobertura por parte das operadoras de planos de saúde são uma das principais reclamações dos usuários. Essas negativas podem ocorrer por diversos motivos, como a falta de indicação médica, a ausência de previsão contratual ou a […]

Problemas com planos de saúde

O que fazer se o plano de saúde aumentar a mensalidade?

Os altos reajustes dos planos de saúde são uma das maiores preocupações dos consumidores e levam muitos usuários a terem que desistir de ter um plano de saúde ou então contratarem planos mais acessíveis de qualidade inferior. Felizmente, em muitos casos, é possível evitar esta situação por meio de uma ação judicial visando impedir os […]

Problemas com planos de saúde

O que fazer se o plano de saúde negar atendimento de emergência?

É comum nos depararmos com usuários de planos de saúde em situações de urgência e emergência que têm seus atendimentos negados. Essa situação causa aflição e muitas vezes piora o estado de saúde do doente. A legislação define que o atendimento de urgência e emergência a partir de 24 horas da vigência do contrato é […]

Indenizações por danos morais

Indenização por danos morais em contratos abusivos, como proceder?

O presente artigo tem como objetivo analisar como a jurisprudência atual vem considerando a possibilidade de reconhecimento da ocorrência de indenizações por danos morais nas relações contratuais, tanto as firmadas na esfera consumerista, quanto aquelas pautadas no Código Civil. Será feito um estudo acerca do conceito de reparação por dano moral, cuja indenização é hoje […]

Problemas com planos de saúde

Como contestar reajustes abusivos no plano de saúde?

De acordo com o advogado Elton Fernandes, professor de pós-graduação da USP, da EPD e do ILMM em Recife, mesmo que você tenha um plano de saúde empresarial ou um contrato coletivo por adesão, é possível buscar rever o reajuste do plano de saúde sempre que o índice for superior àquele divulgado pela ANS para […]

Indenizações por danos morais

Cobrança abusiva pode gerar indenização por danos morais?

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, uma empresa foi condenada a indenizar um consumidor que recebeu mais de 100 ligações de cobrança em um período de três meses. O juiz considerou que a cobrança foi feita de forma excessiva, configurando abuso do direito de cobrar, e determinou o […]

Indenizações por danos morais

Como provar danos morais em casos de cancelamento de viagens?

O recente posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou que o atraso de voo, por si só, não gera direito à indenização por danos morais, sendo necessária a comprovação do “dano extrapatrimonial” sofrido pelo passageiro. As companhias aéreas são obrigadas a cumprir uma série de deveres regulatórios, incluindo a reacomodação dos passageiros, o reembolso […]

Problemas com planos de saúde

Plano de saúde negou atendimento, o que fazer?

Quando o seu plano de saúde nega o atendimento solicitado, pode ser uma situação delicada e preocupante. Dependendo do caso, essa negativa pode ser adequada ou indevida. Se for indevida, ela pode caracterizar uma prática abusiva, gerando grande prejuízo ao beneficiário. Nessas situações, o paciente prejudicado pela resposta da operadora pode ter direito a receber […]