A degradação ambiental é uma das principais preocupações atuais, sendo necessário desenvolver ações educativas para o desenvolvimento sustentável e garantir condições de vida adequadas para as futuras gerações. A Constituição Federal estabelece como competência do poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. A nova proposta pedagógica dá evidência às questões ambientais, contemplando as realidades locais e sugerindo a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares. Esse estudo aborda a importância da Educação Ambiental nas práticas escolares, trabalhada de forma interdisciplinar, fortalecendo o desenvolvimento pedagógico e o processo de aprendizagem dos alunos.

Principais aprendizados
- A Educação Ambiental é fundamental para a preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
- A Educação Ambiental deve ser abordada de forma transversal e interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento.
- As escolas desempenham um papel crucial na conscientização ambiental dos estudantes, através de atividades e projetos práticos.
- A responsabilidade socioambiental é um dever de todos os cidadãos, desde a infância até a vida adulta.
- A Educação Ambiental contribui para a formação de uma cidadania ambiental e preservação dos recursos naturais.
O que é educação ambiental?
A educação ambiental é um campo fundamental para a compreensão da ecologia e a promoção de atitudes sustentáveis em relação ao meio ambiente. Essa disciplina busca desenvolver uma consciência crítica e responsável, incentivando ações que visam à preservação ambiental e à recuperação da natureza.
Definições e conceitos de educação ambiental
Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a educação ambiental é entendida como os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Princípios e objetivos da educação ambiental segundo leis e tratados
- A educação ambiental está prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 6.938/81, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente.
- A PNEA, Lei nº 9.795/99, estabelece os princípios básicos da educação ambiental, como o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
- O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de 1992, reconhece a educação ambiental como um processo dinâmico, orientado por valores de mobilização e transformação social.
“A educação ambiental é um processo dinâmico, orientado por valores de mobilização e transformação social.”
Educação e conscientização ambiental desde os primeiros anos
A educação ambiental na escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento da consciência sustentável e na formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente. Desde os primeiros anos de vida, as crianças devem ser expostas a atividades e projetos escolares que promovam a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
A importância da educação ambiental nas escolas
As escolas são um ambiente privilegiado para desenvolver a consciência sustentável e formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente. Ao proporcionar experiências práticas e reflexões sobre questões ambientais, os estudantes desenvolvem habilidades para enfrentar os desafios do século 21, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
Atividades e projetos para desenvolver a consciência sustentável
Algumas das atividades de educação ambiental que podem ser desenvolvidas nas escolas incluem:
- Criação e manutenção de hortas escolares
- Campanhas de coleta seletiva e reciclagem
- Realização de trilhas ecológicas
- Promoção de palestras e debates sobre temas ambientais
- Desenvolvimento de projetos escolares de conscientização sobre questões específicas, como desmatamento, poluição e consumo consciente
Essas práticas envolvem os alunos em ações práticas de sensibilização e mobilização da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

“A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros.” – Declaração de Tbilisi, 1977
Educação ambiental como processo transversal e interdisciplinar
A educação ambiental transversal e interdisciplinar é fundamental para promover uma relação mais harmônica e sustentável entre os alunos e o meio ambiente. Ao permear todas as disciplinas do currículo escolar, a educação ambiental permite que os conteúdos ambientais sejam contextualizados com a realidade da comunidade, ajudando os estudantes a perceberem a correlação entre os fatos e a desenvolverem uma visão mais abrangente do mundo em que vivem.
Essa abordagem sistêmica e integrada possibilita o desenvolvimento de novas capacidades e habilidades sobre a natureza e o meio ambiente, preparando os alunos para uma relação mais sustentável com o seu entorno. A interdisciplinaridade na educação ambiental busca a superação do conhecimento fragmentado das disciplinas, fomentando a cooperação entre diferentes áreas do conhecimento para enriquecer a compreensão das questões ambientais.
De acordo com a Lei Federal Nº 9.795/1999, a educação ambiental é definida como um processo através do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Essa abordagem transversal e interdisciplinar é reforçada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, estabelecidas pela Resolução Nº 2/2012 CNE/CP.
Nesse contexto, a integração curricular da educação ambiental nas escolas é essencial para promover uma sociedade mais sustentável, destacando a importância dos valores éticos como colaboração, beneficência e respeito à diversidade.
“A interdisciplinaridade na Educação Ambiental exige uma intensa cooperação entre os diversos conhecimentos disciplinares e transdisciplinares, destacando a importância da colaboração entre os professores para promover dinamismo no ensino/aprendizagem.”
Conclusão
A Educação Ambiental é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade sustentável, pois permite o desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Ao ser abordada de forma transversal e interdisciplinar nas escolas, a Educação Ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação dos recursos naturais.
Dessa forma, a escola desempenha um papel essencial na sensibilização e mobilização da comunidade em torno das questões ambientais, promovendo a transformação de hábitos e a adoção de práticas sustentáveis. A Educação Ambiental é vista como uma prática social fundamental para a preservação do meio ambiente, visando à conservação dos recursos naturais e à sustentabilidade para as futuras gerações.
A rápida expansão da população humana e os danos causados pela ação humana ao meio ambiente destacam a importância de um processo educativo que promova a consciência cidadã e atitudes pró-ambientais, capacitando a sociedade para enfrentar os desafios ambientais e construir um futuro mais sustentável.

Links de Fontes
- https://abree.org.br/como-a-educacao-ambiental-pode-ajudar-a-populacao
- https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html
- https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2023/06/o-que-e-educacao-ambiental/
- https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1445
- https://www.recicloteca.org.br/educacao-ambiental/o-que-e-educacao-ambiental/
- https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2022/02/educacao-ambiental-de-onde-veio-e-para-onde-vamos/
- https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/2973
- https://portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/
- http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/educacao-ambiental-transversal-e-interdisciplinar
- https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/06/Regional_Santa_Maria_2013-8.pdf
- https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2485/1/2021_arti_deniscarvalho.pdf
- https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-da-educacao-ambiental-no-contexto-escolar.htm
- https://www.todamateria.com.br/educacao-ambiental/
- https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/educacao-ambiental-escolar.htm